sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Entrevista de J.K Rowling ao Leaky Cauldron, por Potter News!

AVISAMOS QUE OS CRÉDITOS DA TRADUÇÃO DA ENTREVISTA COM J.K. ROWNLING, SÃO EXCLUSIVOS DO NOSSO PARCEIRO POTTERNEWS!

"A autora JK Rwoling foi a convidada especial do podcast do fansite Leaky Cauldron, o PotterCast. Jo revela bastantes detalhes sobre o 7º livro e o futuro das personagens, tal como também fala sobre os contos de Beedle, o Bardo. Jo fala sobre o lançamento do livro "Os Contos de Beedle, o Bardo" e o seu leilão, que juntou uma enorme quantidade de fundos que depois foram dados a uma instituição de caridade, e que isso a faz sentir muito feliz.Falando em Beedle, o Bardo, Jo admite que o seu conto favorito é "A Fonte da Justa Fortune", que segundo ela, fala das "qualidades que uma pessoa necessita de adquirir para concretizar um sonho que está no fundo do seu coração" e que "a magia não é a melhor arma".Jo diz que:"A Coelha Babbity e o seu Tronco Cacarejante" é o título mais estúpido de todos já escritos em Beedle. Quando o escrevi, na altura em que Ron o menciona (em Talismãs da Morte), não imaginei realmente vir a escrever os contos. E houve uma altura em que eu poderia ter mudado os tíulos dos contos. Mas gostei da ideia de manter os títulos da maior parte dos contos e descobrir por mim própria o que as histórias significavam e eram."Jo fala também da futura enciclopédia de Harry Potter, que ela diz que planeia fazer, embora esteja para já um pouco ocupada, mas que tem todo o material necessário para tal guardado. Rowling diz que pensa colocar de um lado da enciclopédia, informações sobre o mundo da feitiçaria, como se este fosse real, com informações detalhadas sobre, por exemplo, as varinhas usadas pelos personagens, e que de outro lado escreverá sobre as personagens e o seu futuro. Diz também que a enciclopédia será mesmo publicada, mas não até estar completamente pronta e "incrivel" e que a quer fazer da maneira certa.Quanto ao filme Harry Potter e o Principe Misterioso, Jo diz que viu o actor Michael Gambon (Albus Dumbledore) com a mão "ferida", obviamente devido á maldição do anel.É-lhe perguntado se, no mundo da feitiçaria é tabu ser gay. Ela responde:"Isso é algo sobre o qual eu realmente nunca pensei. Acho que seria exactamente como no mundo Muggle. Mas o maior tabu no mundo da feitiçaria, para muitos feiticeiros, é o tipo de sangue. Acho que poderias ser gay puro-sangue, e não serias certamente criticado pelos Lucius Malfoys do mundo. Acho que isso não lhe interessaria minimamente."Ainda falando sobre o assunto "Dumbledore é gay" Jo diz que não acha bem não se responder honestamente ás perguntas que lhe são feitas:"Fui absolutamente honesta em relação á maneira como via o personagem. Sempre imaginei que o Dumbledore era gay. Isso é revelante para os livros? Eu só o considero relevante porque Dumbledore, que era o grande defensor do amor e que sinceramente acreditava que o amor era a maior e mais porderosa força do universo, foi ele próprio enganado pelo amor. Para mim, esse foi o ponto mais interessante."Jo fala da personagem Neville Longbottom e de como Neville poderia ter sido o "Escolhiod"."Na minha opinião, a melhor parte da história do Neville é que ele provou a todos que também o poderia ter feito (ser o escolhido). O Neville foi incrivel na batalha final e provou ser 1000 vezes merecedor de ser um Gryffindor, ser filho dos seus pais, mesmo tento tido uma infância dificil, ao cuidado da sua avó, e sei que eles se amam, mas ela não é uma pessoa fácil"Jo acaba por falar ainda no futuro do Trio:"O Harry e o Ron não voltaram para Hogwarts, mas Hermione voltou. O Ron estava mesmo farto da escola. Ele entra no departamento de Aurors, ele é necessário lá. O Kingsley quereria qualquer pessoa que esteve na batalha final do lado certo. Ele quereria o Ron, o Neville e o Harry. A Hermione quereria voltar para acabar a escola. Eu adoro a Hermione. Ela tem um grande coração e pensa mais com ele do que com a cabeça. E depois juntaria-se a eles no Ministério."O Draco Malfoy, ele formou-se? E com quem é que ele se casou? Não foi com a Pansy Parkinson, ou foi?"Não! Por amor de Deus, não foi a Pansy Parkinson. Eu odeio aquela rapariga. Eu não amo o Draco, mas realmente não gosto dela. Ela é o exemplo de todas as raparigas que me provocaram na escola, é a anti-Hermione. Eu destesto-a. Ele casou-se com Astoria Greengrass. É a irmã mais nova da Daphne [Estudante de Slytherin que aparece em Ordem da Fénix]. Ela é dois anos mais nova que ele era em Hogwarts. Enfim, é com ela que Draco se casou."Tens mesmo uma placa "Não Perturbar"? [como no site oficial da autora]"Agora eu tenho porque eu fiquei com uma do Balmoral Hotel onde eu terminei o livro 7. Então eu agora tenho uma placa "Não Perturbar" daquele hotel na porta do meu escritório."Rowling fala do mundo de Harry Potter:"Foi uma grande parte da minha vida. E eu sei que milhões de pessoas sentem-se donas desse mundo agora, e isso é maravilhoso. Mas eles simplesmente não sentiram isso tanto quanto eu. Eu sei onde estava quando escrevi cada parte deste mundo, quando criei o quidditch e inventei a professora Sprout... e todas essas coisas estão fortemente ligadas a acontecimentos de minha vida naquela época. E o Harry salvou-me de momentos tristes de minha vida."Aquele... Departamento de Mistérios - podes dizer-nos o que havia dentro da Sala do Amor?"Era mesmo a Sala do Amor. É o lugar onde estudam o que é o amor. Então aquela sala teria no centro uma fonte ou poço contendo uma poção do amor poderosa. Sabem quando eles têm aquela aula com o Slughorn e ele começa a falar da Amortencia, e que ele diz que é a poção mais perigosa na sala. É isso que eles encontrariam na sala do amor. Veriam feiticeiros experimentando-a e anotando os efeitos, ela teria que estar trancada. E, de novo, tem essa linha pelos livros, os efeitos do amor, que variam entre o heroismo de Líly, Harry e Neville e os actos de tolice e maldade, como em Bellatrix e Dumbledore - ele tornou-se um tolo, perdeu a sua bússola moral quando se apaixonou. É isso o que ele faz, é o que o torna perigoso.E Bellatrix, como está claro, mas tu sabes... duvido que isso chocaria muita gente, porque devem ter deduzido que a Bellatrix estava loucamente apaixonada por Voldemort. É a obsessão da sua vida. E acredito que pediram á Helena Bonham Carter para ter uma leve actuação...O produtor ligou-me e pediu-me mais informações sobre Bellatrix para eu dar á Helena. E eu disse: "É claro, era uma atracção sexual, ela está loucamente apaixonada, obcecada". Aparentemente pediram a ela para diminuir o volume, porque estava um pouco sexy demais."Mencionaste que nos filmes um dos actores que está óptimo é Alan Rickman, o Snape. Quando foi que lhe falaste mais sobre a sua personagem? O que é que ele sabia?"Ele sabia bem cedo que o Snape amava a Lily. Porque eu lhe contei. Precisávamos de ter uma conversa no inicio. Ele precisava de entender de onde essa armagura por esse rapaz - que é a prova viva da preferência de Lily por outro homem - veio. É, eu disse-lhe isso, e ele foi a única pessoa que sabia disso durante muito tempo."Snape é incrível. Ele realmente devia estar em Slytherin?"Sim, com certeza! Na época em que ele foi seleccionado. Acho que o que Dumbledore acredita quando ele disse para Snape no último livro: "Nós seleccionamos cedo demais" - Julgar alguém aos 11 anos, prever o futuro de uma pessoa tão jovem precisa de ser algo austero a fazer. E não se leva em conta que nós mudamos e evoluímos. Muitas pessoas são aos 40 o que eram aos 11. Então acho que o Chapéu Seleccionador é perspicaz. Mas o Snape realmente redime-se, e o Chapéu não leva isso em conta. Mas ao mesmo tempo, podes virar isso de cabeça para baixo e dizer "Talvez com esse tipo de pessoas a entrar em Slytherin, alguém que se possa mudar a si mesmo, também pode ter a capacidade de mudar Slytherin".E quanto a ir para Slytherin: equivale a ser "bom ou mau"?"Bem, eles não são todos maus. Eu sei que já disse isso antes e eu disse isso ao Emerson [criador do mugglenet.com], eles não são todos maus. Longe disso. Como sabemos, no final - talvez eles tenham um senso melhor de auto-preservação do que os outros...Uma parte da batalha final que me faz sorrir foi Slughorn a correr de volta com os Slytherin a dizer que foram buscar reforços. Sim, eles voltaram para lutar. Mas tenho certeza que alguns diriam "Mas isso não é bom senso? Não é esperto sair, buscar ajuda e depois voltar?" É como aquele ditado, não há verdade, apenas pontos de vista.Uma das coisas das quais os fãs estão a falar e que deve sustentar o entusiasmo e a diversão relacionados a Harry Potter é o futuro parque em Orlando."Estranho você falar nisso, há pouco tempo eu estava a ver algumas coisas logo antes do leilão acontecer esta manhã."Estávamos a tentar imaginar qual é o teu grau de envolvimento. Havia rumores sobre um parque temático há alguns anos. Anunciaram este recentemente. E todos estão loucos para saber o que esperar e o quanto dele vai ter o "Toque da Jo""Eu diria que muita coisa vai ter o "Toque da Jo". Eu estive muito envolvida, o que tem sido incrível. Acho que estou certa em dizer e eu sei que posso parecer confusa, e isto é um assunto confuso, mas acho que os direitos para isso eram da Warner Bros., não meus. Contudo, a Warner pediu a mim autorização. Então nesse aspecto eles foram incríveis, eles queriam saber a minha opinião e havia algumas coisas que eu queria muito. A principal delas era que o Stuart Craig, designer de produção dos filmes, estaria mais que envolvido, seria o designer principal. Porque eu adoro a arte dos filmes, eles realmente são muito parecidos com o que está na minha imaginação há anos. E acho que ele fez um óptimo trabalho. É um vencedor de um Óscar, reconhecido na Indústria, então não sou só eu que penso assim. E ele aceitou o envolvimento. Eu realmente acho que entrar no parque será o mais perto que tu jamais chegarás de entrar no set dos filmes. E melhor ainda, porque será em 3D e poderás olhar para cada canto e... será incrível. Acho mesmo. Pessoalmente, acho que será a melhor coisa desse tipo no mundo pelo o que eu vi.É extraordinário. Sabes, não posso entrar em detalhes sobre o que eles vão fazer, mas eu vi muitas coisas e parece que vai ser maravilhoso e muito bem feito. E acho que os fãs não ficarão nem um pouco decepcionados, pelo contrário."O que aconteceu com o Florean Fortescue?"Ele foi morto. É, eu sei, não queria que isso acontecesse. Bizarramente, uma amiga minha, logo depois de eu denominar Florean Fortescue, conheceu e casou-se com alguém chamado Florean, o que é estranho porque não é um nome comum...E por causa dele eu criei um vínculo com Florean Fortescue. Mas, é, ele morreu.O Livro Escocês [enciclopédia] revelará que há mais qualquer coisa sobre isso do que entrou nos livros. Era uma daquelas subtramas que tiveram de ser sacrificadas porque não iam a lugar nenhum, mas havia uma subtrama para Florean. E tinha a ver com a Varinha das Varinhas. Eu com certeza vou por isso na Enciclopédia.Falando na Varinha de Sabugueiro, podemos falar um pouco mais sobre o núcleo das varinhas? "Claro. Ah, Thestrals! Eu notei que houve uma imediata angústia pelo facto de haver pêlo de Thestral na Varinha de Sabugueiro, porque as pessoas diziam "Mas Hagrid criou os Thestrals!". Não, ele não os criou, aqueles são os de Hogwarts. Só para esclarecer.As únicas criaturas que o Hagrid criou são os explojentos, então acho que concordamos que ele jamais deve ter tentado criar bichos de novo. Ele não criou dragões ou thestrals, mas criou alguns membros das espécies."Mas a mitologia das varinhas, podes-nos dizer com mais detalhes como é que as varinhas mudam de dono e como a Varinha de Sabugueiro difere disso? Porque os fãs estão confusos."Eu vou pôr no meu site um update sobre isso, metade dele já está escrito. Essencialmente, eu vejo varinhas como sendo quase conscientes. Acho que elas despertam para um tipo de - Elas não são exactamente vivas, mas são o mais próximo que um objeto chega de o ser, porque contém tanta magia. Então esse é o ponto chave sobre uma varinha. As reacções variam de uma para outra. A Varinha de Sabugueiro é simplesmente a mais impassional e impiedosa das varinhas no sentido em que só levará em consideração a força. É de se esperar alguma lealdade de uma varinha. Assim, mesmo que você perca um duelo ou seja desarmado, a afinidade com o seu dono é tanta que ela não se desfaz tão rápido. Contudo, se a varinha for vencida propriamente em um duelo adulto, ela PODE mudar de lado e, mesmo que não totalmente, ela funcionará melhor com aquele que a venceu. É o que acontece quando Harry toma a varinha de Draco.Uma varinha favorecer á pessoa que a tomou. Mas a Varinha de Sabugueiro não conhece nenhum outro valor que não seja a força. Ela é completamente sem sentimento. Vai aonde o poder está. Assim, se você VENCER, ganhará a varinha. Então não precisas matar para vencê-la. Mas como foi dito nos livros, por ser uma varinha de imenso poder, quase inevitavelmente ela atrai feiticeiros dispostos a matar e que irão matar. E atrai pessoas como Voldemort, que confundem disposição para matar com força. "Quanta coisa da "nova geração" já estabeleceste?"Vais ver no documentário em que eu participei, para o qual fui filmada... ["J.K. Rowling: Um ano na sua vida" será exibido no Domingo, dia 30 na ITV] Porque eu devia ter falado nisso antes... Eu tenho bastante da nova geração estabelecido. Afinal, sou eu. Como é que eu não...Espero que gostes. O motivo porque eu aceitei fazer isso foi porque muita gente veio até mim a dizer "Queremos fazer um Especial 10 Anos sobre Harry Potter!" e eles tinham tantos planos. Mas nisso eu já me antecipei. E um ano antes eu encontrei um homem que achei que poderia fazer um óptimo e honesto documentário, com quem eu me relaciono bem, que foi James Runcie. Ele também é um autor, ele entendia a minha vida a um certo nível que algumas entrevistas não chegam. Estivemos a filmar durante um ano e foi bom, porque - essa é uma situação que eu vejo da mesma forma que vejo o Livro Escocês: se fores fazê-lo, que seja da forma certa. Eu queria fazer algo honesto e foi muito bom poder dar respostas na tela enquando via as experiências como um todo ao invés de ao mesmo tempo em que as vivi.As pessoas deviam poder ter adivinhado muitas coisas, ou então eu não fiz o meu trabalho direito ou enganei o leitor. As pistas estavam lá, muitas das pistas estavam lá. Mas houve surpresas, acho que ninguém esperava que o Dobby... mas eu tive boas razões para fazer isso"

Fonte: PotterNews

2 comentários:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Câmera Digital, I hope you enjoy. The address is http://camera-fotografica-digital.blogspot.com. A hug.